Lisiane Lemos revela a beleza de inovar, porém com responsabilidade.
A 23ª edição do Simpósio Regional AASP, em Curitiba chega ao seu final! Ao longo desta sexta-feira (04/4), mais de 200 pessoas presenciaram intensos e diversificados debates.
A Vice-Presidente da Associação, Paula Lima Hyppolito Oliveira, iniciou o painel de encerramento agradecendo a oportunidade em abordar temas transformadores para a Advocacia, e revelou de que forma a AASP tem valorizado cada vez a busca por soluções inovadoras para suas associadas e associados.
“Na AASP, temos orgulho de acompanhar e impulsionar essa transformação. Apenas em 2024, tratamos mais de 130 milhões de publicações e entregamos mais de 19 milhões de conteúdos relacionados por meio do nosso sistema de inteligência artificial aplicada à plataforma de intimações”, revelou.
A líder empresarial e acadêmica, Lisiane Lemos instigou o público presente com interessantes provocações sobre as inovações digitais, tecnologias e temas de grande impacto que refletem no cenário jurídico.
Durante sua exposição, Lisiane defendeu a aplicação da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento. “Com dedicação, esforço e ajuda das pessoas certas, consegui alcançar um posto de liderança em uma das maiores empresas do mundo. Mas foi, também, graças à tecnologia que consegui mudar a minha realidade. É possível se desenvolver com ferramentas corretas e orientação adequada”, afirmou.
A palestrante apontou como o uso de dados impactam o dia a dia e devem ser usado de forma consciente. “Parece um conceito complexo, mas, na prática, trata-se da enorme quantidade de dados gerados a todo momento – desde compras online até postagens em redes sociais. O grande desafio está em organizar e interpretar essas informações para tomar decisões mais inteligentes”, afirmou.
O uso da tecnologia irresponsável para finalidade de entretenimento foi duramente criticado pela palestrante, que mencionou a febre do Studio Ghibli como exemplo de consumo exacerbado dos recursos hídricos a fim de esfriar os data centers que processam as milhões de solicitações no mundo inteiro. “A tecnologia empregada para demandas mais complexas, como a geração de imagens, o gasto de água é maior e mais rápido. Eu senti na pele os impactos da falta de água e refletir sobre isso é responsabilidade de todas as pessoas”, concluiu.
Paula Lima encerrou o painel agradecendo a realização de mais uma edição do Simpósio Regional, dessa vez no Estado do Paraná.
A cobertura completa do 23º Simpósio Regional AASP está disponível na página oficial evento simposioregional.aasp.org.br/curitiba-2025/ e nas redes sociais da Associação.





A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (mais de 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.