Em 15 de janeiro de 2018 foi sancionada a lei que instituiu a data de 27 de novembro como o Dia Nacional de Educação a Distância.
O ensino a distância ou EaD, como é popularmente conhecido, é uma modalidade de aprendizado adaptada para o ambiente on-line, ou seja, tanto as aulas quanto os conteúdos podem ser acessados e consumidos por meio de plataformas digitais.
Assim como ocorre na formação presencial, a graduação e os cursos realizados virtualmente também podem conceder aos estudantes um diploma ou um certificado após a conclusão. Basta se certificar de que a instituição desejada emite esses documentos.
Embora a modalidade tenha se tornado ainda mais comum durante a pandemia do coronavírus, tendo em vista a implementação das medidas de distanciamento social, a primeira versão de educação remota surgiu ao final do século XIX a partir do envio de materiais educacionais via correspondência postal.
Com a chegada da tecnologia, novas formas de estudo foram criadas e, na década de 1990, algumas faculdades passaram a oferecer cursos a distância. Nessa mesma época foi criada a Secretaria de Educação a Distância (Seed) a fim de impulsionar e principalmente regulamentar a oferta de EaD.
Desde então, o cenário educacional passou por diversas transformações e, em 15 de janeiro de 2018, foi sancionada a Lei nº 13.620, que estabelece o Dia Nacional de Educação a Distância com o objetivo de reforçar a importância desse método de ensino.
Sempre à frente, a AASP não deixou de inovar. Em 2005 realizou o primeiro curso telepresencial com transmissão via satélite; cinco anos depois, inaugurou o estúdio de TV e, em 2019, lançou cursos exclusivos para a sua plataforma de Educação a Distância.Clique aqui e conheça a AASP EaD.