Na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, foi realizada, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado, uma Cerimônia de Comemoração do Dia da Justiça, com o objetivo de homenagear o Poder Judiciário e todos os profissionais que atuam para o cumprimento da justiça no país.

O ato inter-religioso foi organizado por iniciativa dos presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador João Ziraldo Maia; do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon; e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), desembargador Cesar Marques Carvalho, integrantes do Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). O Fórum é integrado pelo TJRJ, TRF2, TRT1 e TRE-RJ e tem como objetivo estabelecer parcerias e alinhar ações coordenadas tanto na esfera judicial, como na administrativa, entre os tribunais sediados no Estado do Rio de Janeiro.

Ao final da celebração, o monumento ao Cristo Redentor ganhou iluminação especial em vermelho. Uma curiosidade histórica: o Cristo Redentor foi iluminado pela primeira vez em 1931 a partir de um impulso elétrico disparado de Roma (a 10 mil quilômetros de distância).

 

Ao final da Cerimônia de Comemoração do Dia da Justiça, o monumento ao Cristo Redentor ganhou iluminação especial em vermelho. Foto: Santuário Cristo Redentor

 

Dia da Justiça

No dia 8 de dezembro, é comemorado o Dia da Justiça. Instituído pelo Decreto-Lei nº 8.292/1945, a data foi estabelecida em referência à Imaculada Conceição, que também é celebrada no mesmo dia. A primeira celebração oficial do Dia da Justiça, no entanto, ocorreu em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Fojurj: Santuário Cristo Redentor realiza ato inter-religioso em comemoração ao Dia da Justiça foi postado em Portal TRF2.