Painel de encerramento contou com a presença da Vice-Presidente da Associação, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira.
O último painel do 22º Simpósio Regional da AASP contou com a participação de Marco Antonio Araujo Junior, que discorreu sobre o marketing jurídico e as redes sociais atrelados à advocacia. Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, Vice-Presidente da Associação, iniciou o painel agradecendo a presença de todas as pessoas presentes, bem como expressando sua gratidão por mais uma edição do evento.
“Eu, advogada formada há 25 anos, tenho muito o que aprender com o tema de marketing digital. Os tempos acabaram mudando muito a dinâmica da advocacia”, afirmou a Vice-Presidente que provocou o início da exposição de Marco Antonio questionando: quais os limites do marketing jurídico?
Em um discurso inicial, Araujo expressou profunda gratidão à AASP pelo apoio contínuo e a parceria longa. “A AASP desempenha um papel crucial na formação e no suporte aos advogados, contribuindo significativamente para a defesa do Estado Democrático de Direito”, destacou o painelista, que ressaltou a importância da associação na trajetória profissional.
Abordando a transformação da advocacia em uma atividade que vai além do aspecto puramente técnico, Marco Antonio enfatizou a necessidade constante de atualizações, especialmente no que se refere ao marketing aplicado. “É fundamental que os advogados compreendam a importância de se posicionar estrategicamente no mercado, o que demanda tempo e dedicação para ser reconhecido como um profissional competente”, observou.
Refletindo sobre os desafios enfrentados no início da carreira, o jurista provocou uma análise profunda sobre como os advogados podem se destacar no mercado saturado. “A diferença entre ser conhecido e ser reconhecido reside na construção de uma imagem consolidada baseada no conhecimento específico de cada profissional”, ponderou o advogado, destacando a importância da diferenciação e da especialização.
Marco Antonio também abordou a importância da linguagem utilizada nas estratégias de marketing, sublinhando que uma comunicação eficaz é essencial para estabelecer uma conexão genuína com o público-alvo. “Utilizar as redes sociais não se trata apenas de visibilidade, mas sim de compartilhar conhecimento e estabelecer diálogos relevantes com aqueles interessados nos temas jurídicos que dominamos”, explicou.
No tocante aos princípios éticos que regem a advocacia, o painelista fez questão de enfatizar a necessidade de separar a informação jurídica da publicidade dos serviços advocatícios. “É crucial que os advogados transmitam conhecimento sem promover seus serviços de maneira imprópria, mantendo a ética da profissão”, enfatizou.
Do decorrer do painel até o fim de sua fala, Marco Antonio Araujo Junior esclareceu os meios de divulgação permitidos e proibidos pelas normativas vigentes, sublinhando a importância de respeitar os limites éticos na promoção de serviços jurídicos. Finalizou destacando judiciário que as gravações de audiências podem ser realizadas em áudio e imagem, sendo permitidas pelo Código de Processo Civil em processos que não sejam sigilosos. Todavia, afirmou o jurista que a divulgação desse conteúdo é proibida.
O painel proporcionou uma plataforma de discussão essencial para profissionais e estudantes de Direito interessados em entender as complexidades da advocacia contemporânea nos seus mais variados temas, reafirmando o compromisso da associação em promover o desenvolvimento profissional da advocacia.
A Vice-Presidente concluiu agradecendo mais uma vez pela presença de todas as pessoas, os colaboradores que ajudaram na organização do evento e todos os demais que contribuíram direta e indiretamente com a realização do evento, convidando o público para assistir o vídeo institucional confeccionado para marcar a realização de mais uma edição do Simpósio Regional AASP.
AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.