Evento de abertura acontece em 5 de março, na Unidade Jardim Paulista, e marca o início de uma programação especial e totalmente gratuita dedicada ao protagonismo feminino, à liderança e à equidade no Direito
A AASP – Associação dos Advogados dá início ao Mês da Mulher 2026 no dia 5 de março, às 19h, na Unidade Jardim Paulista, com um encontro especial que reúne reflexão, inspiração e produção de conhecimentos voltados à valorização do protagonismo feminino no Direito e na sociedade.
A abertura contará com fala inicial e mediação da Presidente, Paula Lima Hyppolito Oliveira, reforçando o compromisso institucional da AASP com a promoção da equidade, da diversidade e do fortalecimento das mulheres na Advocacia. “Quando a AASP promove o protagonismo feminino, não estamos apenas abrindo espaços. Estamos reafirmando um compromisso histórico com uma Advocacia mais plural, mais humana e mais alinhada aos desafios do nosso tempo. Fortalecer mulheres é fortalecer a Democracia, as instituições e a própria Justiça.”
A convidada da noite é a jornalista e roteirista Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo e comentarista do Canal Meio, vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria colunista.
Com reconhecida atuação em temas ligados a feminismo, igualdade de gênero, comportamento e atualidades, Mariliz apresentará a palestra Lidere Como Uma Mulher, propondo uma reflexão provocadora sobre os modelos tradicionais de liderança e a necessidade de valorização de características historicamente associadas ao feminino, como empatia, escuta ativa, sensibilidade e construção de relações mais humanas no ambiente profissional.
Na sequência, o evento sediará o lançamento do livro Violência Obstétrica: Responsabilidade Civil, de Caroline Venturoli Ferreira e Silva, Advogada e Professora de Direito Civil, Mestre e Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
A obra, fruto de sua tese de Doutorado, analisa a violência obstétrica sob a perspectiva da responsabilidade civil, com foco na adequada reparação das vítimas e na proteção da dignidade da mulher, contribuindo de forma relevante para o debate jurídico e social sobre direitos reprodutivos e cuidado respeitoso no parto.
O encontro marca a abertura de uma programação especial ao longo de todo o mês de março, composta por eventos híbridos e gratuitos, com especialistas renomadas, abordando temas como carreira, liderança, proteção de dados, educação financeira, Jovem Advocacia e igualdade de gênero.
A iniciativa reforça o papel da AASP como agente ativo na construção de um ambiente jurídico mais plural, justo e representativo. “Cada mulher que ocupa um espaço de liderança transforma não apenas a própria trajetória, mas também o ambiente ao seu redor. O Mês da Mulher AASP é um convite para que sigamos, juntas, redesenhando o futuro da Advocacia”, conclui a Presidente.
Participe e faça parte dessa agenda que celebra, inspira e fortalece as mulheres na Advocacia. Acesse mesdamulher.aasp.org.br
A AASP: Fundada há 83 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, ferramenta de verificação de provas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.