Durante os dois dias de evento, mais de 500 pessoas de todo o país estiveram reunidas para debater as mudanças na área de Família e Sucessões.

­

Nos dias 22 e 23/9, aconteceu o X Congresso Paulista de Direito de Família, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção de São Paulo (IBDFAM-SP), em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). O evento, que reuniu os maiores especialistas em Direito de Família do país, recebeu mais de 500 congressistas de todo o Brasil e, este ano, voltou ao formato presencial.

­

­Entre os nomes que compuseram a programação estiveram Flávio Tartuce, professor e presidente do IBDFAM-SP; Rodrigo da Cunha Pereira, um dos fundadores e presidente do IBDFAM; Maria Berenice Dias, advogada e vice-presidente IBDFAM; Paulo Dias de Moura Ribeiro, ministro do STJ; Giselda Hironaka, professora e diretora do conselho de administração do IBDFAM; Viviane Girardi, advogada e ex-presidente da AASP; Francisco José Cahali, professor da PUC-SP; Rodrigo Toscano, professor da UFPB e da Uniesp, entre outros nomes de relevância no Direito de Família e Sucessões.

­

Durante o evento, realizado na Unidade Centro da AASP, contando também com transmissão ao vivo, os congressistas puderam se atualizar sobre temas como contratos de Direito de Família e das Sucessões, provas eletrônicas e digitais, desafios práticos da mediação on-line, “holdings” familiares, planejamento sucessório, herança digital, entre outros, distribuídos ao longo de nove painéis. “Nós temos muita alegria novamente de ver esta casa cheia. É muito gratificante ver que as pessoas se interessaram em voltar para o evento”, afirmou Flávia Fornaciari Dórea, diretora cultural da AASP.

­

Para Tartuce, o Congresso ganha ainda mais relevância por marcar a retomada das ações após anos de distanciamento. “Sei que é um momento importante para todos nós e sei da empolgação de termos esse evento presencial. Agradeço à AASP, uma das instituições mais importantes da advocacia brasileira, pelo apoio.”

­

Esta edição do congresso foi dedicada a Sérgio Marques da Cruz Filho, jurista atuante desde a década de 1960 e pioneiro na implementação do curso de especialização em Direito da Família e Sucessões no Brasil, que presidiu a seção São Paulo do IBDFAM-SP, no ano de 2012. “Era uma alegria quando encontrávamos do outro lado um processo em que tinha como advogado Sérgio Marques da Cruz Filho. A cordialidade, a ética na atuação e o respeito sempre foram pontos norteadores da atuação dele”, relembra Flávia.

­

­Na noite de sexta-feira (23/9), após o último painel do congresso, o presidente da AASP, Mário Luiz Oliveira da Costa, encerrou os trabalhos afirmando ser “realmente uma honra para a nossa Associação, pela terceira vez, abrir as portas para o espetáculo que todas e todos os palestrantes deram nesses dois dias de evento. Admiro demais as advogadas e advogados de Direito de Família. Esperamos que o evento se repita pelos próximos anos”.