O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) realizam no sábado, 7 de setembro, a 3ª edição do projeto de arte contemporânea Parada 7. A iniciativa leva às ruas um cortejo-parada realizado por músicos, atores, poetas, dançarinos e artistas visuais que percorrem, juntos, algumas das principais ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro.

O cortejo terá início com uma concentração às 14h, em frente ao CCJF, na Cinelândia, e seguirá, às 15h, até o CMAHO, na Praça Tiradentes.

Realizado desde 2022, o evento integra artes plásticas, música, dança e literatura, sempre com foco em questões da atualidade de relevância social, ambiental e humanística. Na edição deste ano, o tema de destaque é a crise climática.

A caminhada contará com a participação de 150 índios tupinambás, que estarão no Rio de Janeiro para reivindicar o Manto Tupinambá, peça sagrada que foi devolvida pela Dinamarca após mais de 300 anos, e hoje se encontra no Museu Nacional.

A parada será concluída com show de Rita Benneditto e os grupos de rock Pacto Social, Involuntários e Repressão Social.

Complementar ao cortejo, será organizada uma exposição de artes visuais com obras dos artistas participantes do projeto, cuja inauguração será no dia 14 de setembro, no CMAHO.

 

Logomarca da Parada 7

CCJF e Centro de Arte Hélio Oiticica realizam cortejo cultural Parada 7 no Dia da Independência foi postado em Portal TRF2.