Não deixe seus dados vulneráveis. Proteja-se.
Os meios eletrônicos simplificam imensamente nossas vidas. Hoje, podemos fazer quase tudo on-line, de um jeito ágil, além de termos facilitado o armazenamento das informações importantes. Mas esse benefício requer tanto cuidados e atenção quanto o meio físico.
Como é o caso das senhas que destinamos aos sites e sistemas que precisamos acessar. Elas são como a chave da nossa casa, a qual provavelmente você não deixa pendurada na porta ao sair, para qualquer um abrir e entrar e, certamente, você também não a entrega para um desconhecido, afinal ela é sua e dá acesso a seus pertences. Com a senha a ideia é a mesma. Caso não seja forte, seus dados ficam vulneráveis e passíveis de uso indevido.
Para ajudar você a criar e manter senhas fortes, confira dicas essenciais para serem adotadas no dia a dia:
– Crie senhas com no mínimo 8 caracteres.
– Nunca utilize sequências numéricas ou de letras, como por exemplo: abcdefgh, abcd1234, 12345678.
– Utilize ao menos três níveis de desafio, ou seja, mescle letras, números e caracteres especiais como: @, #, %, &, $. Se puder, acrescente ainda o quarto desafio, agregando letras maiúsculas e minúsculas.
– Mantenha o hábito de alterar as senhas periodicamente. Entre 45 e 90 dias após a criação é o ideal.
– Não utilize a mesma senha em sistemas diferentes, assim, caso ocorra a exposição de credencial, você não tem mais de uma conta comprometida.
– Sempre tenha o sistema operacional e o antivírus atualizados.
Siga as orientações e proteja-se!