Prepare-se para mais um mês de indicações de leitura fantásticas. A editora AASP reservou quatro sugestões para que você enriqueça ainda mais o seu repertório jurídico.
Descubra mais sobre os mundos de accountability, direito das mulheres, música e Direito e muito mais!
Boa leitura!
Accountability horizontal no sistema brasileiro
(Juruá, 2023)
A pesquisa que resultou nesse livro buscou averiguar como as principais instituições brasileiras enfrentam a corrupção e formam um sistema de combate aos crimes políticos e econômicos. Para tanto, ela aborda questões da teoria institucionalista, conceitos de accountability e características principais de cada instituição financeira e de controle.
Tratado dos direitos das mulheres
(Juruá, 2022)
A coletânea de artigos e textos, organizados por Denise Hammerschmidt, busca condensar diversificadas tendências normativas acerca dos direitos da mulher. Segundo Denise, a obra está a serviço dos legítimos anseios de uma sociedade que pretende ser mais justa e igualitária.
Música & Direito
(Nova Fronteira, 2022)
Dois mundos que poderiam parecer díspares. Poderiam. Neste livro, alguns dos principais nomes do Direito brasileiro desfazem essa primeira impressão ao tratar de grandes momentos da música – brasileira e internacional – segundo o olhar de quem tem por ofício lidar com a dinâmica das leis e dos tribunais. O resultado é um encontro impressionante e inusitado, que enriquece ambos os mundos, bem como a bagagem cultural de todos nós, leitores.
Trazendo Carolina Maria de Jesus para o Direito
(OAB RJ, 2023)
Composto de artigos de advogadas negras, o livro provoca uma reflexão sob a ótica do Direito inserida na história e nos relatos da escritora, compositora e poetisa brasileira sobre garantia de direitos e cidadania. Os relatos expostos nas obras de Carolina Maria de Jesus ilustram a realidade vivida por mulheres e famílias pobres que sofrem discriminação em todas as áreas da vida. Radicada da favela no Canindé, em São Paulo, Carolina de Jesus é considerada pioneira e importante figura para a literatura do Brasil, sendo uma das primeiras escritoras negras do país.
AASP
Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia.
A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.