A efeméride convida a refletir sobre a importância dos povos e das tradições africanas.
O dia 20 de novembro representa um ponto de reflexão sobre a importância do combate ao racismo e à desigualdade social no Brasil. Também destaca as conquistas na jornada do povo negro e celebra a riqueza da cultura afro-brasileira. É um período dedicado ao resgate e à valorização da história dos negros e de sua luta pela liberdade no Brasil.
A data foi estabelecida pela Lei nº 12.519, sancionada em 10 de novembro de 2011, e visa prestar homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares que faleceu nesse dia, no ano de 1695.
Seu falecimento, identificado por estudiosos no início da década de 1970, inspirou participantes do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial a escolherem Zumbi como um ícone da resistência e da luta dos negros escravizados no país, assim como da batalha por direitos que seus sucessores ainda buscam.
Tem interesse pelo tema? Participe do Simpósio AASP – Esperança Garcia e Luiz Gama, que está de volta em sua segunda edição e contará com temas de grande relevância e exposições inéditas de Juristas negros.
Inscreva-se aqui.
Fontes: Governo Municipal de Aurora, Universidade Zumbi dos Palmares.