Apesar de ser atual, o assunto apresenta inúmeras questões que precisam ser compreendidas, como o impacto das redes sociais nas relações de trabalho.
A crescente presença da sociedade no ambiente on-line traz à tona limites que são bastante tênues se comparados a momentos em que a vida particular de cada um era mantida de forma privada. Nesse sentido, hoje, no âmbito jurídico, é possível encontrar milhares de processos a serem julgados que estão relacionados aos limites entre o poder disciplinar da empresa empregadora, a liberdade de expressão da pessoa contratada e o direito de imagem da respectiva marca.
Ainda assim, não há uma mudança na legislação para lidar com esses efeitos, e cada caso precisa ser analisado de maneira isolada, mesmo que a partir das normas vigentes dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O mundo moderno influenciou os vínculos profissionais, e as mídias sociais estão inseridas nesse contexto.
Em uma conversa mediada por Rogério Tucci e Luciana Pereira de Souza, Diretores da AASP, Paula Collesi, Advogada pós-graduada em Direito do Trabalho e Mestre em Ciências Jurídico-Laborais, retratou algumas vivências e aconselhou como a Advocacia, empregadores e colaboradores podem lidar com cada situação.
Clique aqui, confira a íntegra do episódio e marque na agenda: toda quarta-feira, às 18h, um novo bate-papo é disponibilizado no canal da AASP no YouTube e no Spotify. Sintonize e esteja a par dos assuntos mais comentados no universo jurídico.
AASP: presente em todo o Brasil.
A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.