A partir da terça-feira, 9 de abril, o público poderá visitar a exposição, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), que registra, em imagens e textos, o percurso de 35 anos do TRF2, completados no dia 30 de março. São destaques da mostra a linha do tempo, com registros de fatos que marcaram cada ano desde a instalação da Corte, em 1989, e um painel de fotos e informações sobre as diversas ações itinerantes promovidas pelo TRF2, dirigidas a populações vulneráveis e em situação de rua.

O CCJF fica na Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia (centro do Rio de Janeiro) e é aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 11 às 19 horas.

Sediado no Rio de Janeiro, o TRF2 é fruto da decisão de regionalizar a segunda instância da Justiça Federal – antes centralizada em Brasília – para aproximá-la do cidadão. A mudança estrutural foi estabelecida pela Constituição de 1988, que os cinco primeiros TRFs do país.

Os demais TRFs originais estão instalados na capital federal (TRF1), São Paulo (TRF3), Porto Alegre (TRF4) e Recife (TRF5). Em 19 de agosto de 2022 foi instalado o TRF6, com sede Belo Horizonte. O novo regional foi criado a partir do desmembramento do TRF1.

Solenidade

A inauguração da exposição será marcada por uma solenidade realizada no salão de sessões do CCJF, na segunda, 8. A cerimônia será conduzida pelo presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon.

Na data, serão realizados ainda os lançamentos de dois livros: a obra “35 anos do TRF2”, é um relato histórico, mas também traça um retrato da atuação presente do órgão e documenta projetos em andamento, incluindo na área de inteligência artificial aplicada à jurisdição.

A outra publicação é intitulada “Memória Institucional dos Concursos para Magistratura da Justiça Federal da 2ª Região”. O trabalho apresenta informações detalhadas dos 17 certames realizados pelo TRF2 para o cargo de juiz federal substituto, desde 1989.

Os 35 anos de história do TRF2 são tema de exposição no CCJF foi postado em Portal TRF2.