Especialistas debateram a evolução e as multifacetas da atuação jurídica no âmbito empresarial, explorando soluções inovadoras e as principais áreas de trabalho.

­

Um painel enriquecedor do Mês da Mulher AASP reuniu especialistas para discutir a dinâmica e as perspectivas da atuação em departamento jurídico. Com a mediação do Conselheiro da AASP Carlos Henrique Braga, o evento contou com as contribuições de Sirley Lima e Fernanda Gomes Barjud Silva. A discussão abrangeu uma análise econômica e o papel crucial da pessoa in-house counsel, a visão do jurídico como centro de inteligência de negócios e a importância da governança corporativa e do compliance nos escritórios de Advocacia.

­

Sirley abriu o painel contextualizando a percepção histórica do setor jurídico dentro das empresas. Ela observou: “Anteriormente, a Advogada e o Advogado em uma organização eram vistos principalmente para resolver problemas pontuais.” Ela também enfatizou a transformação do departamento Jurídico impulsionada pela crescente disponibilidade de dados e informações, dizendo: “A área jurídica deve ser a detentora do maior volume de dados da empresa”.

­

Em sua análise, Sirley destacou o potencial estratégico desses dados, especialmente na área de compliance, com o objetivo de otimizar processos e aumentar a assertividade nas tomadas de decisão e concluiu ressaltando a necessidade de alinhamento entre profissionais do Jurídico e os objetivos gerais da organização.

­

Fernanda, em sua fala, focou no papel multifacetado da Advogada dentro do departamento Jurídico. Ela ponderou: “Quando buscamos o profissional do Direito no departamento Jurídico, naturalmente esperamos um retorno que abranja todo o potencial que a Advocacia pode oferecer”. Ela também abordou a importância de uma análise generalista dentro da empresa, defendendo a integração de diversas perspectivas e conceitos jurídicos para a construção de processos internos robustos e abrangentes.

­

Carlos complementou as discussões, direcionando a atenção para o propósito da inserção de um profissional do Direito no departamento Jurídico. Ele reforçou a mudança de paradigma, superando a visão limitada da Advocacia como mera solucionadora de problemas, e destacou o potencial da área jurídica em fornecer dados e insights relevantes para otimizar outros processos organizacionais.

­

AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (mais de 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.