O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, prestigiou na manhã de hoje (10/1), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, a posse da professora Gulnar Azevedo e Silva, do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), como reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela é a segunda mulher a exercer o cargo máximo em 73 anos de história da Universidade, posto ocupado pela também médica Nilcea Freire, entre 2000 e 2003. Na ocasião, o professor Bruno Deusdará, do Instituto de Letras (ILE), assumiu a Vice-reitoria.

 

Professora Gulnar Azevedo e Silva toma posse como reitora da Uerj

 

Desembargador federal Guilherme Calmon prestigia a posse da nova reitora da Uerj

 

 

Gulnar Azevedo e Silva e Guilherme Calmon

 

Bruno Deusdará e Guilherme Calmon

 

Bruno Deusdará, Gulnar Azevedo e Guilherme Calmon

 

Em novembro, os docentes foram eleitos pela comunidade acadêmica, em segundo turno com 55,1% dos pontos, para conduzir a Uerj no quadriênio 2024-2027. Aberta ao público, a cerimônia de transmissão de cargo está marcada para o dia 19 de janeiro, às 10h, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, quando também ocorrerá a posse dos pró-reitores e diretores de centros setoriais, das unidades de saúde e da administração central.

Nova gestão

Em entrevista à Rádio Nacional e à Agência Brasil, Gulnar Azevedo afirmou que a prioridade máxima da nova gestão é garantir a autonomia financeira, administrativa e acadêmica da universidade. Segundo ela, é fundamental ter garantia de financiamento para sustentar os inúmeros cursos e os vários campi da Uerj, espalhados pelo estado e dentro da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a reitora pretende priorizar a questão da acessibilidade e da inclusão, favorecendo também pessoas com dificuldade financeira para terem acesso à universidade. Para isso, a gestão trabalhará para desburocratizar o ingresso na instituição e garantir a permanência dos estudantes, melhorando as condições de assistência estudantil e as condições de trabalho salariais.

Outra iniciativa da nova reitoria é ampliar as parcerias da Uerj com universidades do mundo inteiro, implementando a área internacional na instituição para viabilizar convênios de graduação e pós-graduação, redes de pesquisa e intercâmbio, ressaltando a importância de garantir o acesso ao aprendizado de idiomas. A presença feminina na gestão da Uerj também será uma prioridade, com a criação da Superintendência de Igualdade Racial e de Gênero. Gulnar Azevedo destacou a importância de estabelecer uma presença feminina marcante, visando garantir uma formação de qualidade para a população fluminense e fortalecer as redes internacionais de pesquisa já existentes na universidade.

*Com informações da Uerj, Rádio Nacional e Agência Brasil

Presidente do TRF2 prestigia posse da professora Gulnar Azevedo como reitora da Uerj foi postado em Portal TRF2.